Arthur Casas

Receba Novidades

English

Tags: Alta cultura, Design, Exposição

Por: Maria Eugênia Mourão

No Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, acontece a exposição “Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição” com curadoria de Consuelo Cornelsen.

Foram reunidas 44 peças de tiragem única e mais 13 peças reeditadas. São poltronas, escrivaninhas, cadeiras e banquetas.

Jorge Zalszupin nasceu na Polônia e migrou para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, onde encontrou a paz que afirma não ter encontrado na Europa e essa paz, misturada com aconchego pode ser encontrada em seu design, segundo a diretora do MON, Estela Sandrini, “é o bom estar no bem-estar.”

Zalszupin montou o L’atelier em São Paulo e lá projetou e passou a produzir móveis em pequenas séries.

Com relação à modernidade do trabalho de Jorge, a diretora do museu declara: “Aqui, os ventos da Era JK viabilizaram voos e assim se fizeram a Bossa Nova, o Cinema Novo e a arte de Jorge Zalszupin.”

A exposição fica em cartaz até o dia 24 de junho e é possível ver um documentário sobre o talento desse polonês radicado no Brasil.

“Mais que uma exposição, ‘Jorge Zalszupin: Arquitetura, design e reedição’ é uma homenagem ao grande artista e inventor que, inclusive, vai comemorar os seus 90 anos em Curitiba.” diz a curadora.

 

 

via Joana Oliveira

 


  • Cortizas

    Ótimo, realmente um talento sem igual.